sexta-feira, 22 de maio de 2009

Chaves - 38 anos

Olá Galera!!! Hoje, dedicarei o blog a um personagem muito querido e conhecido por todos! CHAVES! A trajetória de "El Chavo del Ocho" - nome original do humorístico Chaves - teve inicío no ano de 1971.
No começo, os personagens de "El Chavo del Ocho" não tinham as suas características marcantes. Por exemplo, no inicio da série o personagem Seu Madruga não era pai da Chiquinha, ele morava na casa da Dona Florinda e era um vendedor de balões. O Sr. Barriga não era o dono da vila, ele apenas era zelador dessa. A Dona Florinda não usava os seus tradicionais bóbis. No final de 1978, Carlos Villagrán - intérprete do Quico - decidiria sair do elenco de Chespirito para ser a estrela de uma seriado na Venezuela. Os últimos episódios que contaram com a presença do ator foram gravados em Acapulco. Poucos meses depois, já em 79, Ramón Valdez - intéprete do Seu Madruga - também receberia uma proposta para participar do mesmo seriado. Nessa época, Chespirito criou o restaurante da Dona Florinda, para suprir os desfalques da série. Além disso, também surgiram dois novos personagens: Jaiminho, o carteiro, e Dona Neves, a bizavó da Chiquinha. E Nhonho passou a ter uma participação maior nos episódios. Em 1981, Ramón Valdéz, Seu Madruga, regressa a série. Novas histórias foram feitas com a presença do carismático personagem. Até que, no ano de 1983, é encerrada as gravações da série, sem um episódio especial. No final da década de 80 até 92, a série Chaves volta a ser um quadro do programa "Chespirito". Essa fase pode ser vista pelos brasileiros no programa "Clube do Chaves", que o SBT exibiu em 2001.
Os Principais personagens:

Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieve) – 57 anos

Kiko (Carlos Villagrán) – 64 anos

Chaves (Roberto Gomes Bolaños) - 79 anos

Godinez (Henrique Gómez Bolaños) Irmão do Chaves na vida real – Faleceu em 1999.

Dona Clotilde (Angeline Fernández) – Faleceu em 1994

Dona Florinda (Florinda Meza) – 60 anos

Jaiminho (Raúl Padilla) – Faleceu em 1994.

Seu Madruga (Ramón Valdéz) – Faleceu em 1988

Sr. Barriga e Nhonho (Edgar Vivar) – 64 anos

Professor Girafales (Ruben Aguirré) – 74 anos

Algumas curiosidades do Seriado Chaves:

O carro do Sr. Barriga é uma Brasília

Em alguns episódios da série Chaves exibidos no Brasil é mostrado o carro do Sr. Barriga. O curioso é que, em todos, o veiculo é uma Brasília. Portanto, trata-se de uma presença brasileira no humorístico, pois este automóvel foi o primeiro lançado pela Volkswagen com design desenvolvido no Brasil.

Por que “Bruxa do 71”?

A atriz espanhola Angelines Fernandez começou a trabalhar com Chespirito no início de 1971. Por isso, a sua personagem leva o nome de “Bruxa do 71”. Logo que o Chaves se tornou um programa independente, a personagem passou a morar no apartamento 71 para encaixar com o seu nome.

A despedida do Quico:

Os episódios de Acapulco - gravados em 1978 - foram os últimos que contaram com a presença do personagem Quico. A canção “Boa Noite, Vizinhança”, tocada no terceiro e último capitulo de Acapulco, foi composta por Bolaños e é algo como um “até logo” ao amigo, que nunca mais voltaria a participar de seus seriados.

Tangamandápio existe

Tangamandápio, local onde nasceu o carteiro Jaiminho, realmente existe. Porém, ao contrário do que retrata-se no humorístico, Tangandápio não é uma cidade, é um Vilarejo, que localiza-se na cidade de Cuernavaca, no México.

.

Pópis foi "ex-fanha"
A Pópis, do humorístico Chaves, na versão em espanhol – ou seja, a original – teve como marca principal a sua voz fanha nos primeiros capítulos; posteriormente, essa característica foi retirada. Curiosamente, a dublagem brasileira manteve a voz fanha da personagem. De acordo com especulações, Roberto Gómez Bolaños teria decidido retirar essa peculiaridade da personagem em detrimento da reclamação de um pai, que havia lhe dito que não mais veria os seus seriados, posto que seu filho, fanho como a Pópis, era motivo de piadas relacionadas a então nova personagem da série Chaves.
.
. Nascimento de filho afastou Maria da temporada de 74
.
No final do ano de 1973, Maria Antonieta de las Nieves, atriz responsável por dar vida a personagem Chiquinha, do Chaves, teve que se afastar do elenco das séries por estar grávida. De las Nieves retornou ao humorístico Chaves no capítulo - de nome sugestivo - “O Regresso da Chiquinha”, gravado em 75.

Post dedicado ao Anderson, em homenagem ao sua "paixão" pelo Chaves.

Fonte: http://www.turmadochaves.com/

5 comentários:

Andyadorador disse...

hehehehehehehhe...valew maninho...como se vc tb não gostasse né...hehehhee, ah mas fala sério bão d+...parace a Dona hahahahahaha...rsrsrsrskkkkkkkkkkkkkkkk...valew mesmo manaum....adoooooooorrrrrrrrooooooooooooooo...abração.com...

Alencar Silva disse...

Chaves é muito legal, tem algumas coisas que não gosto, mas nada é perfeito.

Só que reprisam demais e por isso já cansou, hehehe...

Lu dinamety disse...

HAuhauhu que legal essa matéria,pra mim tangamandápio não existisse hauahua.Mas o mais bonitinho foi a dedicatória,rsrsr.. ai ti nindo..esses mininos me enchem de orgulho desse jeito..
amo vcs..
bjoks

Anônimo disse...

Esta seria la ví por primera vez en Venezuela,la veia todas las mañanas me encantaba y me hacia reir luego hace años la pasaron a España.Besos Vicky

carol disse...

eu amo aturma do chaves eu tenho todas as coisas deles um beijaso carol