quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Comparações de Tamanho dos planetas...Não somos nada!

Olá pessoal! Fugindo um pouco do assunto "Diante do Trono", vou postar algo extremamente interessante (pelo menos pra mim, neh). Visitei o site Apolo11.com, fiquei impressionado ao ver que a Terra, nossa gigante casa no espaço, nao é absolutamente nada, comparada a planetas encontrados recentemente.
Comparando o tamanho dos planetas e de algumas estrelas, você vai ver que, mesmo Júpiter, o gigante gasoso do nosso sistema solar, não é tão grande quanto você pensa. Para que possamos comparar melhor o tamanho dos diversos astros, vamos observar algumas imagens. A primeira delas nos mostra que a Terra e Vênus tem tamanho muito parecidos. O raio equatorial da Terra é de 6378 km, enquanto o de Vênus, 6051 km. Uma diferença não muito grande.
Marte, por sua vez, é bem menor. Seu raio é de 3397 km, ou seja, um pouco maior que a metade do nosso planeta. Marte é 1.3 vezes maior que Mercúrio, com 2439 quilômetros de raio, que por sua vez é o dobro de Plutão, com 1160 km. Não é a tôa que Plutão foi rebaixado, não acha? A maioria dos telescópios de médio porte, usado por amadores, não consegue vê-lo. Plutão é menor que nossa Lua, que tem 1738 quilômetros de raio! Gostou dessa comparação? Então vamos à próxima.Ela nos mostra os gigantes gasosos, como são conhecidos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Júpiter, o maior planeta do sistema solar, tem 71492 quilômetros de raio, 11 vezes maior que o raio do nosso planeta. Se fosse ôco, caberia mais de 2 mil Terras dentro dele! Saturno, o segundo maior planeta, não fica atrás. Seu raio é de 60268 quilômetros. Bem menores, Urano e Netuno têm 51108 e 49538 quilômetros de raio, mesmo assim, aproximadamente 8 vezes maiores que Terra. A figura mostra bem o quanto somos pequeninos perto desses gigantes de gás ! Na sequência vemos o Sol. Seu raio, de 695 mil quilômetros é 100 vezes maior que o raio terrestre. Mesmo o gigantesco Júpiter não passa de uma bolinha de gude quando comparado ao astro-rei. Veja que a Terra, nossa bela Terra, não atinge sequer o tamanho de uma pulga ! Mas as comparações não param. Nem mesmo o Sol é tão grande quanto parece. A ilustração abaixo mostra que até ele se torna uma pequena estrela quando comparado à outros sóis, muitos anos-luz distantes. Nosso Sol não passa de uma lanterna quando comparado à Sirius, distante 25 anos-luz do nosso planeta e a estrela mais brilhente no céu noturno.
Mas até mesmo Sirius, se comparada à grande Arcturus, perde sua majestada. Essa estrela gigante, 17 vezes maior que o Sol, põe suas concorrentes no chão e faz nosso Sol parecer uma pequena lamparina ! Mas não se iluda. No universo a briga é boa e quando você acha que já viu tudo, pode se enganar. Veja a imagem abaixo.
Incrível neh?... E ainda existem pessoas que querem ser superiores a tudo! Acham que estão com tudo, que podem tudo... Se pararmos, e olharmos o tamanho de tudo isso, renderemos mais a DEUS, o criador dessas "bolinhas" mostradas acima,,,rs
Lembrando, texto e fotos retirados do site Apolo 11 (http://www.apolo11.com/curiosidades.php?posic=dat_20061011-120632.inc)
Acessem! Vale a Pena!
Abraços

2 comentários:

Juventude Ativa disse...

Postagem muito interessante!
Gostei!!!
=]

Danny Rodrigues disse...

Oi Taylor tudo bem,

Eu digitei pessoas temperamentais e apareeu seu blog rs...fiquei lendo ele e achei muito legal.Também sou cristã e achei muito linda essa sua matéria falando dos planetas...Deus é tremendo.
Eu não tenho blog, mas anota meu msn achei suas ideias bem legais.
danielle.eventos@hotmail.com
Abraços fique na paz!